Carcinicultura no Brasil

Para quem ainda não sabe, a carcinicultura nada mais é do que a técnica aplicada para a criação de crustáceos (como o camarão) em viveiros. Mas como é o cenário da carcinicultura no Brasil?

Então, para saber um pouco mais sobre essa área, continue lendo e descubra tudo!

História da carcinicultura no Brasil

Foi na década de 70 que os estudos a respeito da criação de camarão e do seu valor nutricional começaram a aparecer no Brasil.

Desde então, as técnicas de manejo dos crustáceos tiveram uma grande evolução e, nos dias de hoje, já é possível ter viveiros de manejo em áreas bastante afastadas do mar.

Isso possibilita uma criação muito mais segura e com a produção de animais grandes e bem saudáveis.

No princípio dessa atividade aqui no Brasil, a espécie mais cultivada era a Penaeus japonicus, que era grande e bastante exótica. Ela era importada diretamente do Japão e exigiu muito trabalho de adaptação aqui.

Nesse começo, a produção era densa, com baixa capacidade de produção e de estocagem.

O fato é que o cultivo dessa espécie não deu muito certo no nosso país, por causa das chuvas fortes seguidas de períodos prolongados de estiagem.

Então, pela dificuldade de criação da espécie, o manejo da mesma foi encerrado em meados de 1986 de forma oficial.

Pouco tempo depois, houveram novos investimentos na criação de novas espécies que, finalmente, tornou possível a criação de camarão no nosso país.

Nessa situação, os criadores optaram por investir na criação de espécies nativas daqui, tais como o L. schimitti, o L. paulensis e o L. subtilis.

Embora os resultados tenham sido positivos, a capacidade de produção foi de apenas 500kg da iguaria por ano.

Por causa dessa baixa produtividade, esses criadores acabaram desistindo do manejo no princípio dos anos 90. Então, eles migraram para a produção do camarão-de-patas-brancas, que é produzido e vendido até os dias de hoje no nosso país.

O fato inegável é que o consumo de frutos do mar vem se apresentando em um crescente, não somente no Brasil, como no resto mundo também.

Por isso, esse é um excelente mercado para quem está querendo começar um negócio e conseguir uma boa lucratividade, sem a necessidade de um alto investimento.

Pronto, agora você já sabe um pouco mais sobre a carcinicultura no Brasil, como começou e como evoluiu com o passar dos anos.

É uma área bem promissora e que não tem muita concorrência, portanto ótima oportunidade para quem está desejando empreender num ramo de atividade diferente e lucrativa. Ainda mais hoje com as novas tecnologias disponíveis que permitem que o produtor tenha uma produção muito maior:

Plantas e frutas que ajudam a emagrecer

Deixe uma resposta

Your email address will not be published / Required fields are marked *